Como escolher uma transportadora para a minha empresa? - PizzattoLog

Como escolher uma transportadora para a minha empresa?

O transporte de cargas é uma das principais etapas da cadeia de suprimentos, sendo fundamental para empresas que precisam transportar as suas mercadorias com o máximo de eficiência e segurança de ponta a ponta.

Por se tratar de um serviço tão necessário, é comum que haja uma grande variedade de transportadoras atuando no Brasil. Porém, diante de tanta concorrência pode surgir a dúvida: como escolher uma transportadora para minha empresa?

Se você já se fez essa pergunta ou está buscando pela resposta nesse momento, saiba que existem uma série de fatores que podem ajudá-lo na decisão e alguns deles você confere a seguir:

Abrangência

Abrangência é um critério fundamental a ser levado em consideração para saber como escolher uma empresa de transportes de cargas adequada que atenda a sua região de atuação. Ela deverá ter conhecimento e estar apta para operar nas cidades, estados e até mesmos países onde irão ocorrer as operações.

Segmentos de Atuação

A empresa de transporte ideal é aquela que possui capacitação no seu seguimento de carga. Por exemplo, o transporte de alimentos será diferente do transporte de produtos químicos, pois cada tipo de carga possui suas particularidades de equipamentos.

Empresas com o conhecimento no segmento de atuação e experiência no atendimento irá proporcionar a melhor eficiência operacional.

Licenças e Certificados

Os certificados e licenças não existem por acaso: eles ajudam as empresas a melhorarem os seus processos e garantir a qualidade dos serviços prestados.

Para os clientes isso pode ser um indicador do grau de comprometimento que uma transportadora tem com a sua carga. Afinal, possuir certificações significa que a empresa busca, de fato, oferecer o melhor para o seu cliente. Tendo como reconhecimento órgãos competentes e fiscalizadores de tais processos.

Exemplos de Licenças:

                    

Exemplo de Certificados:

     

Frota

Uma das dicas primordiais sobre como escolher uma transportadora confiável é analisar a frota que ela possui e em quais condições se encontra. Afinal, não tem como fugir: veículos muito velhos ou em mau estado de conservação podem não suportar o peso da carga, apresentar problemas ou até se envolver em acidentes – o que pode culminar em perda de mercadorias, atrasos de entregas e, principalmente, prejuízos para a sua empresa.

Além do estado de conservação da frota, confira os veículos disponíveis para transportar a sua carga dentro do perfil necessário e tecnologia embarcada.

Segurança

Quando uma empresa contrata uma transportadora, ela está depositando uma grande responsabilidade. Afinal está entregando sua carga e confiando que esta chegará em segurança ao destino final.

Esse é um serviço que deve ser realizado com o máximo de comprometimento e segurança. Uma boa prática para certificar-se que ele será de fato oferecido, é conferir se a empresa contratada conta com tecnologias de rastreio.

Essa é uma forma de minimizar as falhas e riscos até o momento de entrega das mercadorias. Além de estabelecer maior confiabilidade entre a empresa e transportadora.

Outra dica importante para conferir se a sua carga está em boas mãos é checar se a transportadora escolhida dispõe de uma corretora de seguros que irá oferecer a proteção necessária contra prejuízos decorrentes do serviço de transporte e qual é o valor da apólice.

Dessa forma, você terá mais tranquilidade durante a realização da operação e a sua empresa correrá menos riscos de sofrer qualquer tipo de prejuízo.

Portfólio

Cases de clientes podem ser um ótimo indicador de confiabilidade para a sua carga. Para saber como escolher uma transportadora de confiança, vale recorrer às redes sociais, sites e, claro, conversar com outros pessoas que já contrataram o serviço de transporte junto à empresa em questão.

Empresas com um portfólio de serviços que atendam toda a cadeia é uma grande vantagem, pois os serviços se complementam durante o processo e a gestão sobre o mesmo fornecedor será mais prático, seguro e barato. Isto irá também contribuir para quem está contratando em manter seu foco no produto.

Equipe de profissionais

Os profissionais contratados por uma empresa podem dizer muito sobre ela. Por isso, ao pensar em “como escolher uma transportadora para minha empresa?”, leve em consideração os profissionais dela.

Uma equipe qualificada e treinada está preparada para sanar dúvidas e realizar as suas atividades no atendimento.

Responsabilidade com prazos

A entrega da carga no prazo correto pode ser um dos grandes diferencias de uma empresa. Porém, não será possível oferecer esse serviço, se você não puder contar com uma transportadora que seja comprometida com as datas de entregas.

Por isso, dedique-se a procurar por empresas que tenham um bom histórico relacionado à agilidade e pontualidade, evitando o risco de manchar a imagem do seu negócio e ter as suas vendas canceladas por atrasos na entrega.

Uma boa prática é os indicadores de performance da transportadora, dessa forma é possível ter certeza sobre seu histórico de prazos.

Outra facilidade que a transportadora deve possuir é uma central de monitoramento a atendimento ao cliente. Assim é possível saber onde e quando a sua carga está, até o destino final!

Tecnologias

As melhores empresas de transportes de cargas da atualidade estão atentas às tecnologias que são capazes de otimizar as suas tarefas e garantir mais segurança durante os seus processos.
Dessa forma, para saber como escolher uma transportadora sem se arrepender no futuro, não deixe de avaliar se ela possui recursos tecnológicos e oferece uma gestão de logística eficiente.

Sustentabilidade social, ambiental e econômica

Todas as empresas impactam a sociedade e o meio ambiente. Quando você escolhe uma empresa para lhe prestar serviço está se associando ao que ela representa. Dessa forma, opte por uma transportadora que vise muito mais que lucro. Pesquise sobre ações transformadoras e projetos sociais que ela faz parte. Afinal, deixar o mundo melhor é um dever de todos.

Ainda com dúvidas sobre como escolher uma transportadora de cargas para a sua empresa? Então deixe seu comentário abaixo que um dos nossos especialistas vai orientar você!

Compartilhe esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *