Qual é o papel do transporte na estratégia logística?
Quando se fala em estratégia logística comumente damos mais importância para a estratégia como um todo, mas devemos lembrar da operacionalização do processo realizada pelo transporte. Você já parou para pensar que a estratégia somente é colocada em prática porque temos empresas nas pontas realizando tudo aquilo que foi planejado?
Mas muito mais do que a simples movimentação dos produtos, o transporte na estratégia logística assume funções importantes no processo, garantindo a entrega nos clientes.
Por este motivo, separamos algumas informações para você conhecer um pouco mais sobre o papel do transporte da estratégia logística.
Qual a importância da transportadora na estratégia logística?
Tão importante quanto levar e trazer os produtos, a empresa de transportes cumpre o papel fundamental do desempenho entre empresas, fabricantes e consumidores, garantindo assim, as entregas no prazo esperado e estabelecido entre ambas as partes
Qual tipo ideal de operações para cada necessidade/etapa operacional?
Embora o transporte na estratégia logística seja predominantemente feito por meio rodoviário no Brasil, esse não é o único modal de transporte que as empresas podem acionar.
Dessa forma, para que uma estratégia possua o melhor desempenho e tempo de entrega deve-se escolher aquele que melhor se adequa ao planejamento. Dentre os principais modais podemos citar:
Transporte aéreo: O sistema de transporte aéreo possui custos de investimento elevados, em comparação ao meio rodoviário. No entanto, seu tempo de entrega justificam o custo-benefício no investimento.
Transporte ferroviário: Muito utilizado por indústrias que possuem necessidade de transporte de grandes insumos, esse pode ser considerado o segundo meio de transporte mais utilizado no país. No entanto, é preciso se atentar as rotas pois nem todas as regiões possuem linhas para tráfego.
Transporte hidroviário: Como o nome já diz, esse modelo de transporte é realizado por meios marítimos. Portanto a indústria de importação e exportação é que mais utiliza desse modal.
Transporte Rodoviário: Este modal é atualmente o mais utilizado em todas as etapas da logística, sendo ele desde o abastecimento das fábricas, a transferência entre elas e os centros de distribuições e a entrega final no cliente.
A tecnologia a favor da segurança no transporte
Com objetivo de aumentar a competitividade, a segurança, visibilidade e otimização das entregas, diversos recursos tecnológicos têm sido implementados pelas empresas de transportes. Dentre eles podemos destacar:
Aplicativos de rastreamento: Para o transporte na estratégia logística os aplicativos de rastreamento têm se tornado muito eficazes. Através dessa ferramenta é possível que a empresa e transportadora acompanhem o status da entrega durante topa as etapas.
Sistema de gestão integrado: Através dele torna-se possível acompanhar o desempenho das entregas com relatórios precisos para embasar a tomada de decisões. Além disto, os sistemas de gestão integrados trazem maior velocidade e segurança na troca de informações e documentos.
Sistema de roteirização: Solução que otimiza o tempo de entrega por meio de escolha da melhor rota de tráfego. Além disso, ela auxilia na redução de prazos e custos uma vez que a rota ideal considera a utilização/gasto com combustível.
Tecnologia embarcada: Sistemas de tecnologia de rastreamento e telemetria garantem maior segurança, redução de custos e visibilidade do veículo durante todo o trajeto.
Outros pontos que devemos considerar:
Segurança: As apólices de seguro proporcionam segurança da mercadoria e o ressarcimento em casos de prejuízos causados por acidentes, avarias, furtos e roubos.
O Seguro de carga pode ser fornecido pela própria empresa que expede a mercadoria, no caso os embarcadores, como pelos fornecedores, que são os players que executam o transporte.
Equipamentos: De acordo com o perfil da carga, os equipamentos devem ser adequados para cada atendimento, proporcionado maior produtividade e ganho em escala no processo de movimentação.
Lead Time: Considerada uma metodologia baseada no famoso jargão “tempo é dinheiro” o lead time consiste em uma metodologia que avalia as etapas do processo e quanto tempo elas irão durar desde a solicitação de entrega até a entrega real ao consumidor, métrica que deve considerar o transit time para que os cálculos se mantenham reais. Dessa forma, tanto empresa quanto transportadora possuem uma visão estratégica de atuação que colabora para o planejamento de demanda para programação com datas e prazos realistas.
Por fim, a integração do transporte na estratégia logística pode proporcionar diversos benefícios desde o simples transporte até dados estratégicos para potencializar o desempenho do planejamento, entrega e qualidade para o consumidor. Agora que você já sabe Qual é o papel do transporte na estratégia logística entre em contato com a PIZZATOLOG e conheça as soluções que a empresa possui para o seu negócio.