Dicas para te ajudar a se adaptar ao Home Office - PizzattoLog

Dicas para te ajudar a se adaptar ao Home Office

Devido à pandemia do Covid-19, muitas empresas e profissionais estão se adaptando a uma nova forma de trabalhar conhecida como “Home Office”. 

A expressão em inglês significa “escritório em casa” e no modelo empresarial, que em sua concepção condiz com o ato de realizar atividades profissionais enquanto no ambiente doméstico. Listamos abaixo algumas dicas que podem te ajudar durante esse período:

Porque sua mente precisa assimilar esse novo conceito antes de partir para a execução

Tenha a consciência de que você está distante das pessoas apenas fisicamente. O sucesso do seu time ainda depende da colaboração e do trabalho em equipe!

Você está isolado, mas não está trabalhando sozinho 

A comunicação em que a resposta não é imediata, como em mensagens e e-mails (assíncrona), será muito mais utilizada do que aquela em que a troca de informações acontece em tempo real, como em vídeo chamadas (síncrona). 

Comunicação

Alterne os tipos de comunicação, elas devem ser voltadas para o resultado

Não vale a pena organizar o trabalho pela quantidade de tempo que as pessoas ficarão em frente ao computador. É mais inteligente e efetivo definir objetivos a serem alcançados. 

Troque contagem de horas por objetivos compartilhados

Utilize a comunicação assíncrona para organizar as informações de forma antecipada. Deixe as reuniões e chamadas apenas para quando for extremamente necessário. 

Troque reuniões por foco e organização das informações 

Garanta autonomia para que as pessoas sejam ágeis. Assim, o que deve ser mensurado é se os objetivos estão sendo alcançados, e não se as pessoas estão online a todo momento. 

Troque excesso de controle por agilidade e autonomia

É comum que o excesso de informações deixe as pessoas confusas. Organize o trabalho e a equipe de modo que a tomada de decisão seja mais rápida e eficiente. 

Troque muita informação por velocidade e tomada de decisão organizando o time 

Antes de migrar para o trabalho remoto, alinhe com a equipe todos os objetivos e defina por onde será a comunicação. É comum que existam diversos projetos em andamento e pessoas diferentes operando em cada um. Alinhar com os times os próximos passos de cada projeto fará com que todos saibam exatamente o que precisa ser feito e entregue durante o trabalho remoto. 

Como migrar para o trabalho remoto sem afetar produtividade?

Se você está acostumada ou acostumado a ter tarefas, deveres e objetivos na sua mesa, talvez seja o momento de repensar as formas de entrega. E agora, como fazer para ter certeza de que aquele projeto está caminhando? A dica aqui é estabelecer canais onde você poderá organizar as tarefas, priorizar entregas e até definir prazos para que todos acompanhem o andamento e não se sintam perdidos.

Construindo novas formas de entrega

Ferramentas de comunicação de times: 

  • Slack
  • Whatsapp
  • Twist
  • Microsoft Teams

Ferramentas de reunião em vídeo: 

  • Zoom
  • GotoMeeting
  • Microsoft Teams
  • Google Hangouts
  • Meet
  • Skype

Dicas para ter mais produtividade trabalhando em casa 

Organize-se

Muitas vezes, trabalhar com aquele pijamão é uma tentação daquelas! Mas trocar de roupa é uma forma de ajudar você a ter mais foco no trabalho remoto. Isso ajuda sua mente a perceber que o contexto mudou. Você não precisa colocar aquela camisa social – prefira uma roupa mais confortável, porém quando você faz contato online com alguém com visibilidade procure usar o uniforme e seu crachá. 

Planeje seu trabalho do dia sequinte

Ao trabalhar de casa, é muito comum que você perca o foco ou não saiba exatamente o que precisa ser feito. Por isso, antes de finalizar o trabalho ou pouco antes de dormir, faça uma lista das tarefas para o dia seguinte. Dessa forma, você já inicia o dia com seus objetivos organizados. 

Combine regras contra interrupções

Se você mora com amigos ou familiares, deixe bem claro que, apesar de estar em casa, você está trabalhando. Explique de forma amorosa que tem objetivos a cumprir e crie combinados como “não puxar assunto enquanto eu estiver no computador” ou “não tirar minha atenção quando eu estiver usando fones de ouvidos”. 

Escolha um local para ser seu escritório em casa

Outra tentação comum é trabalhar no sofá. Nada disso! Para sua mente se acostumar à rotina de trabalho remoto, é importante que você estabeleça um local fixo para suas atividades. À medida do possível, estabeleça seu escritório em casa longe de ambientes onde outras pessoas que moram com você possam transitar. Não esqueça de fazer pausas a cada 90 minutos trabalhados para alongar os braços, pulso e não prejudicar sua postura.

Desligue tudo que pode distrair você

TV, celular, notificações … É possível dizer que esses são os principais inimigos da concentração quando se está fazendo trabalho remoto. Não negocie o seu foco: desligue a TV, mantenha-se longe do celular – algumas pessoas costumam deixá-lo em outro cômodo – e desative as notificações das redes sociais.

Crie uma rotina de trabalho 

Trabalhando em casa, é grande o risco de se perder nos horários e acabar trabalhando até cansar. Por isso, definir horários fixos é mais uma maneira de se organizar no trabalho remoto e preservar sua saúde mental. Saiba exatamente o horário de começar e, principalmente, o horário de terminar.

E não esqueça suas pausas para descanso e alimentação. 

Avise seus colegas quando for parar 

O fluxo de comunicação, principalmente a assíncrona, deve ser mantido também para deixar seu time consciente do que está acontecendo. Lembre-se: você não está trabalhando sozinho ou sozinha. Por isso, avise quando for parar para descansar ou se alimentar, e também quando tiver finalizado o seu dia de trabalho. 

Resultados e metas atingidas 

Antes de agendar uma reunião remota, é preciso ter muita clareza sobre os objetivos desse evento à distância e definir quem vai conduzi-lo. 

Tenha em mente também quem deve participar e o que essas pessoas precisam saber antes de começar. Define uma métrica de sucesso para a reunião e questione: “conseguimos atingi-la?”

Lembre-se!  Você será cobrado por resultados. Não podemos parar!

Dicas para trabalhar o corpo e a mente

Trabalhando de casa, você não precisa enfrentar horas de trânsito. Assim, sobra mais tempo para você; Mas é preciso cuidado para não dar lugar à ociosidade: o que pode prejudicar sua saúde mental; Aproveite, então, para adquirir hábitos saudáveis, que contribuem com seu bem-estar físico e mental.

Compartilhe esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *