Na Mão Certa
Na Mão Certa
Childhood Brasil
A Childhood Brasil é uma organização brasileira perten cente à World Childhood Foundation (Childhood), uma instituição internacional criada em 1999 pela rainha da Suécia, Sílvia. O seu foco de atuação é na proteção da infância e adolescência, contra o abuso e a exploração sexual.
A Childhood Brasil se tornou referência no país ao desenvolver projetos que vêm transformando a infância e adolescência vulneráveis à violência, dando visibilidade ao tamanho do problema, educando a sociedade em geral e implementando soluções efetivas, que vêm sendo adotadas por setores empresariais e serviços públicos.
Com sede em São Paulo, a instituição é certificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).
Na mão certa
Em 2006, a Childhood Brasil lançou o Programa Na Mão Certa, propondo um conjunto de ações intersetoriais e mobilizando empresas, governos e a sociedade para uma atuação mais ampla e eficaz de prevenção e enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras. A iniciativa alcançou várias entidades e empresas, que passaram a atuar de maneira voluntária e guiada pelos compromissos do Pacto Empresarial contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas rodovias brasileiras.
Em 2015, a Childhood Brasil investiu no objetivo de qualificar a atuação de empresas participantes do Programa Na Mão Certa, levando-as a colocar a causa como um valor para a gestão do negócio e avançar na prevenção e enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes em toda a sua cadeira produtiva.
Pacto empresarial
O Pacto Empresarial contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas rodovias brasileiras é a principal ferramenta para engajar o setor privado na causa. Consiste em uma declaração de compromissos pela qual empresas e entidades empresariais de todas as regiões do Brasil assumem, perante à sociedade, para atuar na prevenção e no enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas.
Os compromissos do Pacto Empresarial expressam princípios e valores para que a causa passe a fazer parte do jeito de fazer negócios nas empresas. Sugere ainda, caminhos para que a empresa aprimore as suas práticas e também engaje a sua cadeia de valor na prevenção de violações e na proteção de diretos de crianças e adolescentes.
Resumidamente, seguem os compromissos que marcam uma aliança entre as empresas, na busca de um objetivo comum: acabar com a exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas.
1. Melhorar as condições de trabalho do caminhoneiro, incluir o tema nos treinamentos desse profissional e difundir boas práticas;
2. Participar continuamente de campanhas para erradicar o problema;
3. Estabelecer relações comerciais com fornecedores que estejam compromissados com os princípios do Pacto;
4. Informar e incentivar os seus funcionários a participarem de ações para eliminar o problema;
5. Apoiar projetos que deem atenção às crianças e adolescentes vítimas de exploração sexual ou vulneráveis a ela com recursos próprios e/ou do Fundo da Infância e Adolescência (FIA), em parceria com governos e/ou organizações sem fins lucrativos;
6. Monitorar os resultados de suas ações e divulgá-las para a sociedade;
7. No caso de federações e entidades empresariais representativas, considerando que estas não possuem poder fiscalizador, o compromisso consiste em recomendar a seus associados que observem as práticas recomendadas no pacto.
A assinatura do Pacto não é apenas um ato de simpatia com a causa, mas sim um compromisso efetivo de que a empresa vai melhorar as suas práticas e sensibilizar a sua rede de negócios para enfrentar a exploração de crianças e adolescentes nas estradas.