Frete CIF e Frete FOB: Qual a Diferença entre os dois?
A questão de transporte e logística de fretamento dentro das empresas é um fator de destaque da concorrência e deve ser avaliado com cautela. Conhecer as melhores opções para o seu modelo de negócio é o segredo para tornar os seus processos mais ágeis e garantir qualidade e eficiência nas entregas.
Não importa o tamanho e a atividade da empresa, o frete é uma das principais questões da logística de um negócio e é um fator determinante para se destacar no mercado.
Seja qual for a modalidade de negócio, e-commerce ou B2B, saber escolher o melhor frete é garantia de prestação do melhor serviço e de cliente satisfeito.
Para que você possa entender melhor quais são as opções, quando são usados e as diferenças de custos e monitoramento de cada um deles, elaboramos este artigo.
Esperamos que seja útil no processo de aprimoramento das atividades da sua empresa.
Boa leitura!
Conheça os tipos de frete: CIF e FOB
Existem, no mercado, dois tipos de frete, o CIF e o FOB e o que os diferencia, além do preço, é a responsabilidade de entrega do produto e o seu monitoramento.
O CIF – custo, seguro e frete – é mais utilizado por empresas que trabalham com e-commerce, pois é o vendedor o responsável pela entrega final do produto até o consumidor.
Muito utilizado por empresas que lidam com muitas vendas, o frete CIF deve ser acompanhado de um sistema de registro e rastreamento eficaz para que a empresa consiga solucionar todos os problemas que possam surgir com agilidade e eficácia, a fim de satisfazer o cliente e o fidelizar.
Afinal de contas, o consumidor que faz compras pela internet deseja agilidade na entrega e, mais que isso, deseja acompanhar a entrega do produto que adquiriu.
Este tipo de frete é pago na entrega à transportadora, que passa a ser responsável pela entrega do produto ao consumidor final.
E o frete FOB, quando é usado?
O frete FOB – livre a bordo – é mais utilizado por grandes empresas que lidam com grandes cargas, transportes de matéria prima, suprimentos, cargas internacionais, dentre outros.
Quando o destinatário é uma outra empresa, a história muda, pois geralmente essas empresas possuem condições especiais junto às transportadoras com condições especiais de pagamento, garantia e prazos.
E, como a entrega do produto influencia diretamente na sua produção, a melhor escolha é o frete FOB, pago na entrega do produto.
Neste tipo de frete, a responsabilidade pela entrega do produto ou da matéria prima é de inteira responsabilidade da empresa compradora, que deve ter um sistema e parceria de frete FOB com uma empresa que lhe garanta as melhores condições.
E na empresa, como é tratada a questão do frete?
Destaque-se da concorrência: solicite agora mesmo uma cotação com a PIZZATTOLOG e conheça as nossas soluções em logística de fretes.